1/47

Te pego lá fora, 2016 - 2017

Desenhos e anotações em tampos de carteiras de alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.

40 X 55 cm (cada).

    "Te pego lá fora" é uma série de tampos de carteiras escolares desenhados, cavados, riscados e pintados. Os gestos que se sobrepõem e se impõe sobre o plano da carteira foram feitos pelos vários alunos que usaram essas carteiras, como também por mim. Uma tentativa de dialogar com o espaço estético dessas carteiras escolares, que revela e abre brechas para falas particulares. São expressões não oficiais, que, por romperem a um bem-comportado, ficam a margem de qualquer possibilidade de se pensar profundamente sobre o assunto.

   Essa tentativa de diálogo é também um desejo de aprender o desenho. Desejo que vem da minha prática como professor de arte, cujo o exercício de vivenciar e observar a escola me move a querer problematizar as relações entre arte e a cultura escolar. Deste modo, o que pode o professor de arte no espaço da sala de aula? E no espaço íntimo de sua produção, e de seus alunos?

   Pensar nessas questões provoca a olhar os diferentes modos de habitar no espaço social da escola. Entendo que observar também é uma ação possível de transformar e alterar as relações na sala de aula.

   O exercício de observação possibilitou notar a carteira não somente como lugar de registro, mas também como um espaço de dissenso e possível de se reaprender o desenho a partir de uma nostalgia de um professor que olha sua própria vivencia como aluno.

1/8